4 de jun. de 2014

Recomendação da Semana #2

Olá, bookaholics! Estou aqui mais uma semana recomendando uma leitura para vocês, e o escolhido hoje foi Tão Ontem, de Scott Westerfeld.

Skoob


Sinopse: Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.
A dupla é chamada para uma reunião misteriosa com Mandy, chefe de Hunter. Mas o encontro não acontece e tudo que descobrem é o celular de Mandy em um prédio abandonado. De uma hora para outra, Hunter e Jen se vêem envolvidos em uma guerra do mercado: um carregamento repleto com os tênis mais legais que já viram, anúncios de produtos que não existem e um obscuro grupo dedicado a desmantelar a cultura consumista como conhecemos.

Tão Ontem é um livro que peguei na livraria, por acaso. Já havia lido a série Feios, do mesmo autor, e a sinopse me interessou muito. Uma mistura de sátira e homenagem à cultura pop, que está cada dia mais louca, com aplicativos novos sendo criados a cada minuto e coisas saindo da moda em questão de horas. O personagem principal, Hunter, é um caçador de tendências, e busca tudo de mais 'cool' antes que seja popularizado. No mesmo dia em que conhece Jen, sua chefe desaparece, e ambos saem em busca da solução desse mistério.

A cultura pop faz um papel extremamente importante no livro, chegando a ser até um 'personagem', em certos aspectos. Ela está sempre lá, explícita, de modo muitas vezes crítico, fazendo você reavaliar suas prioridades. Até que ponto é saudável querer estar antenado nas tendências, e quando se torna doentio? O modo como seu cadarço está amarrado define sua personalidade? Que quantidade de camisas para garrafa é demais?

É uma leitura leve e extremamente rápida, apenas 300 páginas, ideal para um fim de semana. A linguagem de Scott é muito atual, mas não chega ao nível de usar gírias ou expressões que pareçam desconfortáveis na escrita. A sutileza da história é surpreendente, e quando você menos espera o livro está no climax e não é possível que só faltem 15 páginas. Recomendo para todos! Uma ótima semana, bookaholics, e vejo vocês em breve!

0 resenhas:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates